« Uma Campanha Alegre | Entrada | Da Radiografia de um Partido ao Significado de uma Candidatura »

agosto 12, 2004

responsabilidade do blog

Respondo a alguns comentários sobre quem está a editar este blog. Como poderão ver no site www.manuelalegre.org, a editoria do site e do blog são da responsablilidade de dois dos membros da equipa da candidatura de Manuel Alegre: José Magalhães e eu própria. De modo que se cometermos erros nesta tarefa, cá estaremos para dar a cara.
Helena Roseta

Publicado por Manuel Alegre às agosto 12, 2004 11:54 PM

Comentários

CAMPANHA ALFACE

Reconheço as virtudes da frontalidade e da capacidade de assumir erros, como um processo natural de afirmação pela positiva. Louvor lhe seja feita, cara Arquitecta, perante a sua capacidade de sempre assumir as suas posições, ainda que, salvo erros meus, também assumidos, as suas últimas afirmações só têm contribuido para descredibilizar o Partido Socialista.

Agora que entrámos numa versão alface da campanha, com o Professor Carrilho, ele sim, verdadeira referência intelectual que deve ser sempre citado, a assumir-se como "candidato a candidato duma candidatura a Lisboa", embora não seja conhecida uma única posição relativa aos problemas da nossa Cidade, estamos esclarecidos quanto aos propósitos da vossa participação na campnha eleitoral para o futuro secretário geral do Partido Socialista.

A tolerência a certas mentiras tem limites; truncar textos de outros autores tem um nome; fazer afirmações fora do contexto é sinónimo de desonestidade intelectual.

Assim, toda a integridade de Manuel Alegre fica em causa, e isso é triste de ver...

Publicado por: José Pedro Rodrigues em agosto 16, 2004 10:21 AM

O meu caro amigo ainda não percebeu que o PS é grande e que atitudes como as do senhor não o dignificam.
Ortega y Gasset, in 'A Rebelião das Massas'disse que " a missão do chamado «intelectual» é, de certo modo, oposta à do político. A obra intelectual aspira, frequentemente em vão, a aclarar um pouco as coisas, enquanto a do político sói, pelo contrário, consistir em confundi-las mais do que já estavam. Ser da esquerda é, como ser da direita, uma das infinitas maneiras que o homem pode escolher para ser um imbecil: ambas, com efeito, são formas da hemiplegia moral".
Pois eu diria que o ideal é o político ser um misto de político e de intelectual. Infelizmente, o político de hoje é mesmo apenas político e já nem sabe ser outra coisa.
Isto para dizer que é sempre ineteressante quando alguém acusa outrém por não conseguir elevar a pólítica e depois, por irritação, deixa fugir expressões como " Campanha Alface ".
Pois meu caro, eu quero uma campanha onde se discuta tudo, onde o PS consiga falar do futuro, limpando o que correu mal nos últimos 6 anos.
Eu quero que se pense num partido para o futuro e não para ganhar apenas as próximas eleições legislativas para as perder em seguida por impreparação daqueles que não são manifestamente preparados para ocupar certos lugares, mas que fruto do dito "peso" no dito "aparelho", ou seja, por serem bons contadores de "cabeças" acabam por obrigar os sucessivos Secretários-Gerais a assumirem certos compromissos. Este não é o meu partido.
Diria mesmo que hoje não aderiria a este PS.

Publicado por: José SILVA CABRAL em agosto 16, 2004 10:55 AM

NÃO É POR IRRITAÇÃO, É POR CONSTATAÇÃO

A autoria dos textos que têm surgido no Público, referentes á campanha para o SG do Partido Socialista, são ilucidativos de quem está por irritação, meu caro, que tão bem cita Ortega y Gasset...

A elevação do debate faz-se, a meu ver, colocando as verdadeiras questões que importa discutir!
Já ouviu Helena Roseta referir-se á Ficha Técnica da Habitação que hoje entra em vigor; já ouviu o Professor Carrilho falar das Sociedades de Reabilitação Urbana e da proposta de Revisão da Lei do Arrendamento.

O Partido Socialista é grande e o que o dignifica é a capacidade de tolerar diferenças de opinião, meu caro.

A Campanha Alface está definitivamente lançada, disso não tenha dúvidas, e como geralmente o prazo de validade das alfaces é curto, em breve iremos assistir a alguns dos apoiantes do Manuel Alegre a fazerem vénias ao futuro Secretário Geral do Partido Socialista, independentemente de quem ele seja.

Ao Manuel Alegre, personalidade que representa a validade moral e intelectual dos verdadeiros valores de esquerda, a história já lhe reservou um lugar, que não pode ser posto em causa por uma corte de apoiantes, que não teve manifesta coragem para se candidatarem.

Publicado por: José Pedro Rodrigues em agosto 16, 2004 11:38 AM

Caro Autor da "Campanha Alface" vulgo José Pedro Rodrigues. Já reparou que a campanha está de facto definitivamente lançada, disso não tenha dúvidas, e como geralmente o prazo de validade das alfaces é curto, em breve iremos assistir a alguns dos apoiantes de Sócrates e Soares a fazerem vénias ao Manuel Alegre futuro Secretário Geral do Partido Socialista.

Publicado por: António José em agosto 16, 2004 11:36 PM

Meu caro José Pedro Henriques:

Não só já ouvi como já assisti a alguns debates e seminários onde a nossa camarada Helena Roseta fala desses assuntos e de outros como " Que Futuro para um Ordenamento equilibrado e onde se planeie ", na qualidade de Bastonária da Ordem dos arquitectos, pelo que perdeu uma oportunidade para dar tiros mais certeiros.
Quanto ao que tem saído na imprensa escrita apenas o lembro do autor da seguinte frase: " Desconfio que João Soares tem um problema mental ", de José Lello, apoiante de José Sócrates, seguramente, apenas, por coincidência. Se acha que isso é elevar a discussão política. Aliás José Lello é autor de algumas frases do tipo o que mostra o nível em que está, não foi para mim surpreendente. Felizmente que Capoulas se apressou a dizer que não se revia naquele tipo de expressão.
Mas já agora, desafio o meu caro camarada a deixar-se desses piropos e falar comigo e connosco de política séria. Por exemplo, o que pensa sobre a Regionalização, como a defende, o que pensa sobre o planeamento regional, o que pensa sobre as última reformas judiciárias, o que pensa sobre o destinoa dar aos resíduos industriais perigosos, o que pensa sobre o alargamento...e...por aí em diante.
Aliás, não se preocupe pois nos debates a três vamos poder ver quem é quem e quem fala com susbstância dos assuntos.

Publicado por: José SILVA CABRAL em agosto 17, 2004 09:21 AM

A meu humilde ver, Manuel Alegre é das pessoas mais esclarecidas dentro do partido. Pelo menos eu identifico-me com a sua paixão idelógica mais à esquerda dentro do PS. Contudo, eu próprio enquanto socialista convicto, não deixo de reconhecer a importância da forte imagem de Socrates junto da massa votante e junto da (quase que tenho certeza) maioria dos partidários.

Isso não desdignifica a luta de Alegre, muito pelo contrário... reconheço a mesma figura romantica e idealista que tanto gosto... Manuel Alegre é um D Quixote dentro do PS... é um sonhador, um poeta.

Se calhar este país bem que seria melhor governado por um poeta...

Mas quanto às confusões que o leitor mais acima apregoa, não concordo e volto a reiterar... Alegre é das pessoas mais lúcidas, conscientes e rectas dentro do partido... é um homem que não muda consoante as marés e as correntes... é um cavaleiro andante até ao fim!

um grande bem haja

Publicado por: D_Quixote em agosto 17, 2004 09:32 AM

RESPONSABILIDADES

Perante as afirmações que procuram retirar do contexto os comentários que são expressos neste blog, existem factos que importa recordar.

1 - Helena Roseta e Manuel Maria Carrilho têm escrito textos que o jornal Público tem publicado, produzindo ofensas pessoais que nem merecem classificação.

2 - Manuel Alegre é uma referência no Partido Socialista que está imune a esse tipo de comportamentos, e não subescreve seguramente esses textos.

3 - Cáceres Monteiro na última Visão alerta para eese tipo de comportamentos, mas Manuel Maria Carrilho não deixou de publicar o seu texto no Público de ontem.

3 - António Costa escreve um artigo no Público de hoje, onde expressa o seu profundo respeito por Manuel Alegre, e alerta para os perigos desde tipo de comportamentos, típicos do Manuel Maria Carrilho.

Haverá mais necessidade de esclarecimentos?

Publicado por: José Pedro Rodrigues em agosto 17, 2004 11:04 AM

Nenhuma das ofensas a que se refere chegou tão baixo como a produzida por José Lello sobre o meu ( nosso ) camarada João Soares. Recorda-se ? José Lello é dos princi+ais e primeiros apoiantes de José Sócrates.

Publicado por: José SILVA CABRAL em agosto 17, 2004 03:21 PM

saúde mental

Um dos sinónimos - FLEXIBILIDADE
outro - adaptação á realidade, ao contexto, ao aqui e agora.

No século passado, posso dizer, acreditava-se que o comportamento era imutável, sabemos hoje, com elevada certeza, que o comportamento é mutável e é desejável que assim seja, sob pena, de passarmos ao lado da realidade qualquer que ela seja, qual seres inanimados, rigidos, coerentes consigo próprios ( porque imutáveis ) mas pouco adaptados e pouco eficazes nas respostas que melhor servem cada situação.
Não quero com isto dizer " sem principios éticos ", pois estes são imprescindiveis, mas a par da dita flexibilidade e não da rigidez caduca, camuflada de coerência.
Os tempos que correm, exigem de um lider uma capacidade muito falada nos últimos anos do século passado - inteligência emocional - e esta não é de todo sinónimo de " lamechice ", mas sim de adaptação, de flexibilidade, de autoconfiança, de pragmatismo. É triste constatar que quando alguém se assume como lider, conheça as suas próprias características e as assuma, seja apelidado de arrogante e autoconvencido, pois na tradução portuguesa do livro "Inteligência Emocional" de Daniel Goleman, no momento em que se enumeram as caracteristicas de alguém com elevada capacidade emocional e com características essenciais para ser um bom lider, e dado que somos são tão previsiveis - Lê-se:
" Atenção que em portugal saber nomear as características próprias, ou seja ser autoconfiante, em lugar de ser bem aceite é sinónimo de arrogância ". É triste mesmo !
Do que será que temos medo ? de que o lider não seja manipulável ? que esperamos de um lider ? Que não lidere ? É que não temos que ter medo de um bom lider, pois se o for é democrático, porque seguro, tenhamos mais medo dos que por não serem considerados arrogantes e serem muito humildes, acabem nas mãos dos outros lideres que não assumiram o seu desejo de liderar abertamente. Claro que apoio José Socrates.

Publicado por: Paula Borges Rodrigues em agosto 18, 2004 12:15 PM

Pois é Paula Rodrigues esse é outro problema.
Os apoiantes dde Alegre querem um líder mas que não lidere. Que discuta. Que seja referência, Que seja contra poder . ( contra poder a ele mesmo.. que raio de coisa). É que assim como Alegre não lidera todos lideram... Uma maravilha. Um oásis do poder popular. Até o Louça se inscrevia no PS. O país quer saber quem vai liderar o PS e quem vai ser o candidato do PS contra Santana e os apoaintes de alegre atiram-lhe com "flores de verde pinho". Ou será que Alegre seria apenas uma jarra de flores numa pesa posta para outros liderarem? Se calhar é esse o objectivo. Pronto estou a ser maldoso e essas coisas não se fazem a camaradas.

Publicado por: mocho em agosto 19, 2004 12:20 PM

Aos Camaradas Paula Rodrigues e mocho :

Um líder é aquele qu epela força das suas convicções, pela força do seu saber e inteligência consegue mobilizar a generalidade dos que, não estando em situação de fragilidade, optam livremente.Liderar é ser capaz de, sem sugerir nada em troca, arrastar multidões, é ser capaz de defender e levar à prática ideias e iniciativas com as quais uma grande generalidade das pessoas se identificam. Para isso é preciso ser credível, impoluto, acima de qualquer suspeita.
A actividade política está, hoje, de uma maneira que a primeira permissa dos cidadãos portugueses, mesmo antes de conhecer, é duvidar sistematicamente dos políticos. Porquê? Porque quando os portugueses mais deles precisam é quando a grande maioria deles os abandonam, assobiando para o lado, como se o pedestal financeiro em que se encontram os tornasse invisíveis.
Vitor Hugo dizia que " Saber exactamente qual a parte do futuro que pode ser introduzida no presente é o segredo de um bom governo e de um governante fora-de-série ", ou seja, a dimensão da inteligência criativa, aliada à preparação pessoal de um político, a quem necessariamente se exige cultura, são essenciais.
Não reconheço a José Sócrates tal preparação. Sócrates é um batalhador, isso sei reconhecer ( não comento è as armas de luta ), Sócrates é um esforçado, mas isso é tudo muito pouco.
Verdadeiramente o que penso é que o nível de exigência que nos começamos a habituar a exigir está tão baixo que h+je temos José Sócrates a candidato a Secretário-Geral.
Pergunto apenas: o que Sócrtaes fez de relevante afinal no Ambiente ? Circulem pelos sites das Associações Ambientais para se esclarecerem melhor ...
E quanto ao resto ?
Já agora, não se esqueçam que Ferro Rodrigues foi classificado por variada imprensa como o Ministro mais bem cotado dos dois Governos de Guterres e, no entanto ...
" Aquele pensa que sabe muito, mas não sabe de nada, e a sua ignorância é tanta que nem sequer está em condições de saber aquilo que lhe falta "
in Fénelon , François

Publicado por: José SILVA CABRAL em agosto 19, 2004 02:56 PM

Mas o camarada Mocho, acha que o Santana Lopes ainda vai estar como primeiro ministro quando forem as próximas eleições ?
Acha mesmo que um político como o Santana Lopes aguentará até 2006 no poder ?
E se estiver acha que Portugal sobreviverá a essa catastrófe ?
Os erros de governação deste 2º governo de direita, só se irão acentuar, pois a massa humana que possui é de muita fraca qualidade.
Portugal merece melhor.
Só se o camarada Mocho acha que irão acontecer eleições antecipadas, o que eu prevejo também, dado não haver neste governo uma estratégia para Portugal, mas apenas uma 2ª versão de menor qualidade de um governo que já era péssimo...
Se tal acontecer e Sócrates for candidato a primeiro ministro contra Santana Lopes, a escolha dos Portugueses será entre o mediocre e o Mau, será péssimo para Portugal e para os Portugueses.
Se essa desgraça nos acontecer, e espero sinceramente que não, as posições terão de se extremar pois deixa de haver um partido que represente os portugueses que estão situados entre no espectro político à esquerda do PSD, até ao PCP.
Esse espectro político terá de ser por isso preenchido por outro partido que terá necessáriamente de ser criado, é para evitar essa situação que a candidatura de Manuel Alegre também serve e não apenas para se ganharem eleições, porque primeiro está Portugal e só depois o PS.
Luís Guerreiro militante Socialista nº24423 da Baixa da Banheira.

Publicado por: Luís Guerreiro em agosto 20, 2004 10:28 AM

Embora o governo de Santana seja uma manta de retalhos vai aguentar-se durante dois anos, ao contrário do que pensam certos socilistas. Ao psd só interessa o poder. Pelo poder engolem todos os sapos. E atenção que Santana é capaz de todas as reviravoltas . Ele vai governar por estranho que pareça mais à esquerda que o anterior.Ou seja. vai dialogar com os inteleectuais de esquerda. Vai dialogar e tratar bem os comentadores. Vai aumentar ordenados e pensões. Vai deixar em banho-maria alguma legislação produzida. Não tenham dúvidas. A minha esperança é que os votantes percebam que ele é um balão cheio de ar. Tal como hoje começam a perceber os habitantes da Figueira e de Lisboa.Mas se tiver uma oposição que se limite a dizer mal a ser do contra estamos a dar todas as forças que Santana precisa. Estamos a dar todas as desculpas a Santana e a levar as coisas para o tipo de combate que ele gosta. É preciso alguém que lhe aponte as falhas, que o critique e diga : nós temos uma laternativa e é esta.O povo Português não quer criticas sistemáticas. O eleitorado é facilmente manipulavel por pessoas como Santana. Santana Lopes é um adversário muito complicado e por isso é que não percebo como se pode estar a brincar com uma coisa destas propondo candidatos a lideres que seriam arrasados por Santana Lopes como seriam João Soares e Alegre.Arrasados...

Publicado por: mocho em agosto 20, 2004 12:45 PM

Portanto, lendo para além das entrelinhas, o camarada mocho acaba por afirmar aquilo que todos dizem mas que não querem assumir em público: Sócrates e parecido ( para não ofender dizendo que é igual ) a Santana.
O PS portanto troca o conteúdo pela embalagem, troca, o sumo pela casca, troca o vinho pelo copo !
ESTAMOS ENTENDIDOS. QUEM SE LIXA É O MEXILHÃO.

Publicado por: José SILVA CABRAL em agosto 20, 2004 04:06 PM

Oh! Camarada Cabral. Algum dia lhe passou pela cabeça que o PS algum dia será governo com o Manuel Alegre a primeiro ministro? Claro que ele agora não tem coragem de dizer que, se fosse eleito SG, se apresentaria em eleições como candidato a 1º. só para não afugentar os ainda seua apoiantes. Se fosse eleito SG alguém duvida de que todo se emproaria para se sentar na tal cadeira? E isso não seria uma desgraça para o país?

Publicado por: José Silva em agosto 20, 2004 06:46 PM

Camarada José Silva:

Desgraça para o país é termos consequtivamente políticos que mantê, relaçõe spróximas com os grandes grupos económicos que favorecem na decisão política;

Desgraça para o país é termos políticos ( do PS também ) que quando no poder não assumem uma verdadeira reforma do sistema politico onde o financiamento dos partidos se faça às claras e onde os partidos não dependam da construção civil;
Desgraça para o país é termos políticos que são chamados a exercer funções governativas e no dia seguinte a sairem do desempenho dos ligares se sentam nas cadeiras de direcção e administração de vários grupos económicos;

Desgraça para o país é termos políticos cuja formação pessoal, profissional e cultura políticas estão bem longe dos mínimos exigidos a quem tem de gerir o nosso dinheiro;

Desgraça para o país é termos políticos que não têm preparação técnica nenhuma para exercerem o poder, nem mesmo formação pessoal e humana para o fazerem;

Desgraça para o país é termos políticos plásticos, de embalagem, sem conteúdo e que, por isso, deixam complatamente fragilizados aqueles que mais apoio precisam do Estado;

Desgraça para o país é ouvirmos sistematicamente falar em melhorar a imagem dos políticos, em credibilizar a política e depois vemos que todos os lideres são iguais, porque basicamente todos olham primeiros para os respectivos umbigos;

Desgraça para o país é ouvirmos como consenso falar em Regionalização e ela não avança; reforma do sistema político e ela não avança, reforma no financiamento dos partidos políticos e ela não avança, reforma da Administração Pública e ela é sempre pior que a anterior, reforma na saúde e é o que se vê, reforma na escolha interna dos candidatos dos partidos a ocupar lugares de responsabilidade e as lógicas são sempre as mesmas, ou seja, a das "cabeças de gado"...enfim...isto é que é uma desgraça para o país!

Publicado por: José SILVA CABRAL em agosto 23, 2004 10:41 AM

Caro José Silva Cabral

Em primeiro lugar quero esclarecer o caracter independente da minha participação neste Blog ( independente porque ainda não sou militante do PS ), e não estando em situação de fragilidade, como bem diz ( pois nada me é nem nunca me foi prometido, nem tão pouco encomendado ) - sou capaz de optar livremente, TÃO LIVREMENTE QUANTO A NÃO NECESSIDADE DE QUALQUER ESPÉCIE DE PROTAGONISMO OU CARREIRISMO, podem permitir.
É verdade também, o que o José silva Cabral diz, APOIO José Sócrates " ... pela força das suas convicções, pela força do seu saber, pela sua inteligência, capacidade de defender e levar á prática ideias e iniciativas com as quais a generalidade das pessoas ...", entre as quais me incluo , "...se identificam...", entre outras características, nomeadamente a capacidade de empatia com os outros, capacidade de todo incompatível com a arrogância que tristemente, e dia a dia tenho vindo a assistir neste Blog, mas encontro na minha formação ( Psicóloga Clinica ), resposta para esta situação - chama-se projecção, ou seja colocamos nos outros, aquilo que não aceitamos em nós próprios.
Como já referi: auto-confiança, auto-conhecimento, auto-estima, características do Engº José Sócrates, são excelentes indicadores de empatia - capacidade de nos colocarmos no lugar do outro - ( estando bem comigo, seguro de mim, aceito as diferenças nos outros ) É POR ISSO QUE O LIDER JOSÉ SÓCRATES NÃO ME ASSUSTA, MESMO QUANDO SE DESCREVE COMO UM " ANIMAL FEROZ " - INSPIRA-ME RESPEITO E CONFIANÇA.
Assusta-me sim, aqueles que aqui se intitulam, como sendo os únicos detentores de valores de esquerda, mas no mesmo momento se elevam ao estatuto de cultos, detentores de conhecimentos e história pessoal e politica única e inatingivel para quem mais tarde começar, e claro, com tais curriculos, assumem-se assim como " seres absolutamente superiores aos demais ", capazes de os conduzir !!!....QUE PARADOXO ! ...
NÃO, NÃO VOU POR AÍ !

E mais uma vez, como bem diz José Silva Cabral:
" Aquele pensa que sabe muito, mas não sabe nada, e a sua ignorância é tanta que nem sequer está em condições de saber aquilo que lhe falta " in Fénelon, François. ( devolvo )

E acrescento:

" ... é só quando alguém não tem fé nos outros, que os outros não têm fé nele.
Os grandes dirigentes valorizam muito as próprias palavras, cumprem as tarefas, levam a bom termo a sua obra.
Contudo, o seu povo diz que simplesmente seguiram a natureza. "
Lau Tzu, filósofo chinês do séc. VI a.c.

Claro que continuo a apoiar José Sócrates

Paula Borges Rodrigues

Publicado por: Paula Borges Rodrigues em agosto 23, 2004 12:27 PM

...É POR ISSO QUE O LIDER JOSÉ SÓCRATES NÃO ME ASSUSTA, MESMO QUANDO SE DESCREVE COMO UM " ANIMAL FEROZ " - INSPIRA-ME RESPEITO E CONFIANÇA,
Realmente é estranho que esta frase possa ser apoiada tão abertamente por uma futura militante do PS, imagino que só o seja se Sócrates ganhar as eleições para secretário geral do PS, mas mesmo assim é interessante ver que existem pessoas corajosas que não se importam de dar o seu apoio a "animais ferozes" mesmo que para isso corram o risco de perder a mão com que alimentam esses "animais ferozes".
Cá por mim prefiro os animais domésticos, especialmente os cães que também podem ficar raivosos de vez em quando, mas que não atacam o seu dono.Os animais ferozes não reconhecem o dono,e tanto se lhes dá atacar uma ou outra presa
desde que a caçada lhes dê prazer, são é verdade mais bonitos e mais sensuais que os animais domésticos e possuem auto-confiança, auto-conhecimento, auto-estima, que não são de desprezar, mas geralmente acabam empalhados e postos na parede como troféus, por caçadores que são mais astutos mais inteligentes e que possuem armas de grande capacidade para os caçar.

Publicado por: Luís Guerreiro em agosto 24, 2004 12:16 AM

Caro Luis Guerreiro

É isso ! Como ainda não sou militante do PS, não tendo portanto razões que a razão desconhece, consigo manter a distância suficiente para ter uma visão global e não parcelar.
Sugiro que leia de novo e na globalidade o texto que escrevi, e que faça uma análise glogal e não parcelar do mesmo, já que retirou uma frase do seu contexto alterando assim todo o sentido, por forma a confirmar a " sua verdade ", a qual respeito, e como apoiante da ala dita de esquerda, sugiro que respeite e não descontextualize a minha.

E acrescento:

Um animal feroz ( humano e empático como é o caso ) não morde a mão de quem o alimenta, essencialmente porque também não permite que lhe mordam a sua - É esse o problema ! enquanto um cão duma forma ou doutra, mais cedo ou mais tarde, nós dominamos, um animal feroz não é bem assim ! que Problema !!!
Os Fantasmas, caro Luis Guerreiro, só existem na nossa cabeça, no nosso imaginário, e quando existem, há sempre alguém que aproveita para estimular essa imaginação:
- CUIDADO com o lobo mau ! é que neste caso, e como o Luis Guerreiro diz, O lobo mau, o animal feroz, ainda por cima é " ...mais bonito e sensual .....", ou seja além de qualidades de liderança, capacidade de execução - obra feita, cultura quanto baste, auto-estima, auto-conhecimento, empatia, entre outras, ainda tem boa imagem, requesito que não podemos colocar de lado hoje em dia ( não é por certo requesito único nem essencial, mas sabemos hoje que joga a favor do candidato, porquê renegá-lo ?) é no entanto dificil aceitar que um igual, ainda jovem, atinja tal cargo ! como suportar tal facto !!!

Caro Luis Guerreiro, já tem concerteza idade suficiente para analisar os factos por si, e para colocar a mão na sua própria consciência e recorrer á sua memória recente : não foi o Engº José Sócrates que mordeu a mão ao Engº Guterres - foram outros, na praça pública, e que agora estão do seu lado! não foi o Engº José Sócrates que mordeu a mão do Dr Ferro Rodrigues, talvez possamos saber quem foi....

Mas como ainda não sou militante, como poderei eu saber tanto como os demais ? Sei apenas o óbvio, e é obvio que se já fosse militante do PS votaria no engº José Sócrates.

Sem mais, Paula Borges Rodrigues

Publicado por: Paula Borges Rodrigues em agosto 25, 2004 11:55 AM

" ... Há pessoas que choram por saberem que as rosas têm espinhos; outras há que sorriem por saberem que os espinhos têm rosas ..."
in Torga, antologia.

Gostaria de me distanciar, de novo ( já o fiz numa das minhas poucas intervenções neste blog )das participações que me antecederam.
Apoio Manuel Alegre, não por ter medo de um " animal feroz ", mas porque convictamente entendo ser o melhor neste momento, de entre as três opções, para o PS.
Estou na política há alguns anos e sempre estive por convicção. Já estive com supostas maiorias, já estive com supostas minorias. Isso não me preocupa. E não me preocupa precisamente porque a minha forma de estar é sempre por convicção. Razão pela qual não terei qualquer dificuldade em reconhecer erros ou reconhecer que estava enganada nas minhas convicções.
Estive sempre de corpo inteiro, quando achei que devia estar, por iniciativa própria ou em resposta a apelos. Nos grandes momentos, julgo que o posso afirmar, nunca desertei ou fiquei de fora. Solidária com as lutas em que acredito, isso nunca me impediu de prezar a autonomia de opiniºões e de pontos de vista, discuti-los com todos e respeitar essas diferenças. AFINAL, CAMARADAS, SOMOS TODOS SOCIALISTAS ( militantes ou não ).
Creio que dignificar a actividade política é também fazer isto: respeitar aqueles que não pensam como nós.
Afinal, no tempo em que fomos Governo fizemos coisas muito importantes e que marcaram a nossa passagem pelo poder, e isso, nos dias que correm, é recordado pelos nossos concidadãos com saudade.
Foi connosco que Timor se libertou;
Foi connosco que se instituiu a Comunidade dos áíses de Língua Portuguesa ( CPLP);
Foi connosco que Portugal foi capaz de valorizar a sua história em Macau e fazer uma transição tranquila;
Foi connosco que Portugal passou a assumir mais protagonismo na União Europeia, com reflexos na agenda que o Governo português estabeleceu para a Presidência da União Europeia - CARTA DE LISBOA;
Foi connosco que a cultura Portuguesa começou a marcar um ponto de viragem com a inauguração da Feira Internacional Portuguesa de Frankfurt;
Foi connosco que foi realizada a Exposição Mundial de Lisboa - EXPO - capaz de recuperar uma zona degradada de Lisboa;
Foi connosco que vivemos mais períodos de estabilidade monetária e económica;
Foi connosco que pela primeira vez um Governo de maioria simples na Assembleia da República governou até ao fim da legislatura;
Foi connosco que assuntos como a Regiolanização e a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez foi possível, deixando, democraticamente, aos portugueses a última palavra;
Foi connosco que mulhares e milhares de trabalhadores com título precário na função pública - recibo verde - entraram para os quadros do Estado, na sua maioria técnicos qualificados, que era o que a função pública precisava.
Enfim ... parece-me que isto é o mais importante. Importa reconhecer, é certo, que falhamos em muitas situações, que eventualmente fomos porventura menos capazes,mas que na globalidade fomos muito melhor Governo que o actual governo de direita.
Falta muito a Portugal ?
Com toda a certeza.
Temos muitas Reforma para promover ?
Temos seguramente.
Vamos a isto juntos.
Apoio Manuel Alegre por força das minhas convicções. Não estou contra nada nem ninguém. Estou por...mas ganhe quem ganhar temos todos de nos disponibilizar para a luta.
Os Portugueses estão à nossa espera !
Não se esqueçam que " ... mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização..."
(Martin Luther King)

Publicado por: Eliana Pinto em agosto 25, 2004 05:15 PM

Sou socialista, independente não filiado, espectador atento,um simples cidadão eleitor como tantos outros, todavia me regozijo pela candidatura de Manuel Alegre, porque de políticos sem ideais e valores estamos todos fartos, candidatam-se a uma coisa, e depois vão para outras funções, Durão, Santana quem votou nele para primeiro ministro?como se sentem aqueles que votaram nele para presidente de Câmara, Durão idem aspas, façam e tenham a integridade de cumprirem os mandatos, como o fazem os outros de países com outra cultura, apesar de tudo ainda quero acreditar política, precisamos crescer como democracia, sermos adultos, assim ainda estamos na infância, numa situação de imaturidade permanente, Manuel Alegre tem-nos e é integro, não quer o poder pelo poder, é diferente , trabalha em equipa como se pode observar... e que equipe, Sócrates é mediático, uma versão do PS de Santana Lopes.......a nossa política precisa alguém como Manuel Alegre, porque caso contrário caimos no marasmo político a que assistimos neste país, com representações já vistas, repetidas, sem criatividade ou qualquer conteúdo.Ainda tenho u sonho e acredito que na política ainda existe alguém integro, disponivel, devoto para servir o país e os cidadãos, não para projecção ou interesses pesssoais ou de grupo.

Publicado por: José Henrique Gomes em agosto 26, 2004 03:45 PM

Cara, Paula Borges Rodrigues os tempos não estão para brincadeiras, tanto no plano internacional como no plano nacional, as posições da direita Portuguesa são lógicas e coerentes com os tempos que correm, não deixam por isso de estar erradas, mas são coerentes.
A direita actual não é de meios termos, é dura e pura, defende os interesses dos grandes grupos económicos nacional e internacionalmente, acredita que o Mundo é estratificado por castas que merecem ou não estar no poder, tenta por isso salvaguardar os seus feudos e conquistar outros que lhe permitam continuar no poder.
O poder pelo poder não tem sentido...
Tem de existir um a idéia que nos faça lutar, numa visão Hegeliana, diria que tem de existir uma síntese.
Numa visão Marxistas isso será a luta de classes.
O objectivo humano não pode ser a standartização do centro políticamente correcto, é nos seus extremos que o espectro humano e como tal político é mais interessante, e é isso que tem de ser selecionado nos nossos parametros evolutivos, nunca foi a mediocridade que fez evoluir a humanidade, fosse ela de esquerda ou de direita.
A mediocridade só cria a apatia e o desnível social, e esses factores não são de maneira nenhuma importantes para a evolução das sociedades.
Nunca a direita conseguiu superar essa mediocridade, porque interessa-lhe essa apatia.
Não é o conceito estético das coisas que faz com que haja desenvolvimento para as sociedades, mas sim a postura ideológica e no campo oposto o preconceito.
Se existir um preconceito de que a esquerda não pode governar porque não obedece á estética burguesa vigente, então a direita e pior do que isso o centro estarão eternamente no poder, até que haja uma revolução.
A propósito de modernidades, gostaria de lhe dizer que tenho 42 anos, sou por isso um pouco mais novo que o camarada Sócrates...e também posso ser um animal feroz.

Publicado por: Luís Guerreiro em agosto 26, 2004 08:15 PM

Aviso Sr.Alegre:
Manuel Alegre é um homem do passado que infelizmente não compreende o ridículo de desencadear uma guerra à americana tentando delapidar os adversários em vez de propôr algo de concreto e de se mostrar como um gentleman.
Nascido em 1987, eu já me sinto incomodado por ter pensado, na minha ingenuidade, que vós MANUEL ALEGRE pudesseis ser um respeitável político de Abril, um poeta e um socialista. Contudo enganei-me profundamente, sois um calculista desavergonhado que quer a todo o custo fazer renascer os ideais radicais dos comunistas no socialismo e mesmo que isso pudesse ser aceitável, em vez de se apresentar como uma proposta, apresenta-se como o velho do Restelo numa promiscuidade com uma faceta de sebastianismo.
Estais a perder o que vos resta de reconhecimento público e sem saída! Podeis estar rodeado de inimigos no parlamento mas reunido com os vossos maravilhosos apoiantes, estais tão bem quanto Júlio César no Senado!
Aconselhar-vos-ia a não dividir o PS, se já não o tivesseis feito. É uma pena Sr.Alegre, sois frágil do coração e por isso tenho pena; Todavia, sois também fraco por não verdes a força que perdesteis!

Publicado por: Albert Lecats em setembro 4, 2004 08:14 PM